quarta-feira, 20 de maio de 2009

SmallVille Changings

A “modernidade” e algumas coisas da cidade grande então invadindo as cidades menores, que já não são tão pequenas assim. Com isso algumas mudanças na cidade (pequena) e no comportamento (sexual) da mesma são inevitáveis.

Todos os dias eu corro o trajeto [Casa > Academia > Casa] e isso faz com que minhas observações sobre o aspecto “transformação” do bairro e das pessoas estejam aguçadas, já que no mesmo bairro tem a casa que eu moro agora; a casa que morei quando nasci, casas de tios, primos, avós e outros parentes; a igreja que meus pais casaram, que eu fui batizado e coroinha; o hospital que eu nasci; a pré-escola que estudei; o colégio que fiz o primário, a praça onde tive minha primeira vez e por aí vai uma lista infinita...
Morei 11 anos fora daqui (São PauloSP, CampinasSP, AmericanaSP, VotorantimSP e Jaraguá do SulSC) mas a maior parte da família ainda mora por aqui e é sempre pra onde eu “volto”.

Dissertação dos fatos que me fizeram pensar nas mudanças dos tempos:


Passando pela frente do colégio... bermudão, fones de ouvido e sem camiseta. A música estava alta, mas não me impediram de ouvir alguns gritos na janela de uma das salas de aula (alunos de no máximo 15 ou 16 anos). As meninas gritavam “GOSTOSOOOOOOO!!!”(ok!) – “HEIIIIIIIIIIII” (hã?Será que é comigo? – cara de desentendido), e os meninos gritavam “BOMBADO VIADO” (??) – “BROXAAAAA” (????) – “MINI PAUUUUUU” (??????).


Estão transformando o bairro. Tinha umas “mansões” e “prédios históricos” aqui, mas estão todas virando estabelecimentos comerciais: Hipermercados, Restaurantes, Lojas, cafés, Baladinha e até teatro. E tem mais novidades a caminho: Vai ter um campus da UFSCAR em 2 meses e um shopping que eu imaginei que seria mais uma galeria, mas quando vi um bonitinho no plantão de vendas e fui lá conhecer (o projeto!!!), soube que vai ter Outback, Oakley e Zara. “SmallVille” virando “BiggerVille”?


Correr faz pensar na vida e eu fiquei pensando em quanta saudade eu to sentindo dos meus amigos mais antigos. Cidade pequena tem disso, quando você tem um grupo de amigos que tem um pouco menos de “conformismo” em relação a vida, a separação é inevitável. Cada um num canto do mundo. A saudade que eu estou sentindo não é aquela de balada, ver e só. É de sentar, conversar, comer, beber, tomar sol e outras amenidades. Saudades do Matheus, Heder, Vitão, Galeni (o mais novo velho amigo), Gustavo, Marcelo, Mariana Porca, Aline, Dani, Amanda, Godoi, Franco, Zica, Thais, Mam’s e Carol....


Minha academia é toda de vidro numa galeria (dentro do tal hipermercado). Quem está passando por lá nos vê treinando lá dentro. Hoje um homem velho, bêbado, sujo, fedido, feio, mal vestido e gay (por minha conta!!!) invadiu a academia direto na minha direção e pegou no meu braço dizendo “Tá tudo dolorido aí??? Quero fazer ginástica aqui também, como faz???”, fiquei tão sem ação, não respondi e fiquei parado vendo todos olhando pra mim até o segurança vir e tirar ele dalí, momento em que ele parou de “apalpar” meu braço.


No que será que isso tudo vai dar (ui!)???

RP

18 comentários:

  1. No que vai dar a cidade eu não sei, mas vou rogar uma praga: você vai dar pro coroa! Vai sonhar com ele esta noite, vai pensar nele todos os dias, até cairem pelados numa cama! :-)

    P.S.: Eu gosto de verdade de você, viu? Mas que seria divertido, seria!

    ResponderExcluir
  2. É "praga", não é "8 desejos". Já teve sua chance, hehehe...

    ResponderExcluir
  3. eh de q cidade?
    abraço

    ResponderExcluir
  4. ai que bom... porque aqui em Campo Grande parece que o tempo parou... nada de novidades extravagantes...

    ***

    ResponderExcluir
  5. RP, esses adolescentes estão terríveis! Se bem que eu chamo, até hoje,os caras de gostosos... Não publicamente, é claro rs

    Eu sou completamente a favor de atualização nos projetos urbanos. Certamente não sou de viver em cidade pequena... bom, pelo menos, não tão pequena assim.

    Abraços e apalpadas no braço! kkk Comentei, também, nas postagens anteriores. Sumi, né? A gripe me pegou de jeito (ui!)

    ResponderExcluir
  6. Toda vez que eu leio eu não consigo parar de rir: Não acha estranho que todas as manifestações "culturais" têm que ter música nordestina seja qual for a parte do Brasil em que elas acontecem?

    Tu é foda! kkkk

    ResponderExcluir
  7. Olha... temos algo em comum... kkk

    Além de coroinha (kkkk), eu também já morei em Sampa e em Campinas durante muitos anos...

    E você também já percebeu que você mudou nesse tempo!? Que não foi só a cidade e o bairro que mudaram?! Se você puder correr "ao redor de si"... quais as mudanças será que você perceberia!? ;-)

    Já vou começar a preparar a lista de desejos!!! Mas será que eu tenho 8 desejos?!???? Vamos ver...

    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Oie!!!!!!!!!!

    To emocionada! Hahahaha
    Adorei sua visita, e ja to te seguindo tbm!

    Seja muiiiiiiiiiiiiiiiiito bem vindo!!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. RP,
    Cara me amarrei nas dicas. Vindo de uma pessoa que entende de marketing isso é tudo de bom. E pode acreditar que vou levar bem a sério. Eu tenho de agora até Janeiro para entregar tudo pronto pro meu editor fazer as devidas observações, e claro quanto menos ele pedir pra mexer melhor. E eu gostaria muito de poder contar com suas sugestões novamente.Posso?
    E por aquilo que vc já leu no meu blog vc acha que vale a pena trabalhar para editar minha história em livro?
    Grande abraço e obrigado mesmo pelas dicas... eu vou aprendendo heheheh

    ResponderExcluir
  10. Eu queria ter vontade de sair pra correr assim.. pra poder pensar na vida correndo, mas da um preguiça cara.. haha

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Passado com o tamanho do seu comentário no meu blog. Nem preciso dizer que adorei, né? Pareci um louco no serviço, rindo que nem um sequelado em frente ao PC. Tenho milhões de coisas para comentar, mas o farei depois do almoço. Antes de mais nada, relaxa! Não tem resposta certa ou errada em teste psicológico, o problema não é o teste em si, mas como você vem levando a sua vida =p

    ResponderExcluir
  12. Caí aqui de páraquedas e fui lendo e lendo e ledon.
    Me identifiquei com muita coisa.
    Nasci e vivi numa cidadezinha pequenina do Rio de Janeiro, até ficar mais velho e ir pra uma cidade não tão pequena (onde moro hoje) e trabalhar na BIG CITY Fluminense, Rio, q é onde trabalho.

    Adorei aqui, viu!

    ResponderExcluir
  13. Acho q uma hora todos vão cansar dos grandes centros e embarcar para o interior. Em SP por exemplo os transtornos diários de despesas com alimentação, trânsito e lazer dão muita dor de cabeça e stress por conta das filas, congestionamentos e preços abusivos.
    Há pouco tempo eu não via a cena de Brasília ou Goiânia acontecendo...mas promoters de festas viram no cerrado a grande oportunidade de baladas e do "pink money".
    Falando de onde moro, infelizmente o tempo parou.
    Acho q Campo Grande será eternizada como a capital de Mato Grosso do Sul, com "ar de interior".

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Cara, eu passei anteontem perto de uma escola e fiquei assustado com um grupinho de meninas de no máximo 12 anos... elas estão terríveis! Qual o limite?

    Parece que tudo está em transformação. Mas e qual foi a desse cara te pegar pelo braço? hahaha

    Abraço!

    PS: Volta sempre lá.

    ResponderExcluir
  15. Uhuahua

    isso me lembrou uma conversa no msn! uahuahuaha

    Te adoro!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Sabe, lendo voce aqui, não pude deixar de me remeter à mimha infância e cidade do Interior também, que hoje, não esta tao pequena como antes. Mas o impressionante, é que as pessoas e as coisas se modificam quase que da mesma fora: Os gritos da escola são os mesmos. Freud explica. Abraços e boa semana pra voce.

    ResponderExcluir
  18. perai, vc perdeu a primeira vez em uma praça? como assim?? é as cidades pequenas estão crescendo e assimilando as "modernidades" das cidades grandes.. pro bem ou para o mal.. e olha só vc hein? quero ver uma foto rs.. chamando atenção de gente na rua e até sendo assediado.. rs..

    ResponderExcluir