quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ativo x Passivo

O que determina as preferências sexuais dos gays na cama (ou sofá, chão, escada, elevador, banheiro, cozinha... ooops, desculpem o devaneio)? O que faz alguém se autodenominar passivo ou ativo?

O Prazer que sente... ou... a imagem que quer passar... ou ainda... a imagem que quer ter de si mesmo?

Pensando um pouco na orientação do homem em relação a sexo, talvez seja possível encontrar uma resposta. A nossa cultura machista não faz com que os homens em geral supervalorizem sua postura e criem estereótipos sobre ativos e passivos? Afinal de contas é comum ver as pessoas associando a imagem do passivo a um ser feminino e do ativo a um ser masculino.

Nos “chats” de sexo, quando questionados sobre suas preferências sexuais, não raro se lê “Fulano diz: Sou Passivo.”...passam alguns segundos, e antes que você diga algo... “Fulano diz: Mas sou macho”, como se isso fosse uma raridade. Esquece-se que existe muito MACHO que gosta de ser passivo e muita “FÊMEA” querendo ser ativo.

Essa associação para quem mora numa cidade pequena, de costumes rígidos e famílias tradicionais, é ainda mais forte.

Dessa forma não estaria a questão ativo x passivo muito mais ligada ao comportamento - psicologia - e não ao ato de penetração (e o prazer proporcionado por ela) em si?

Então o ativo procura se sentir “macho alpha” e o passivo se sentir “fêmea”?

O sexo tornou-se uma maneira de se formar “hierarquia social” e não de prazer? Ou o prazer está diretamente relacionado à “hierarquia social”?

Estamos na era da volta da panqueca (como se chamavam – eles mesmos - os gays que eram tanto ativos quanto passivos nos anos 60), porém agora com nova embalagem e sabores: São os que se autodenominam versáteis, ativos versáteis, passivos versáteis, ativos liberais, passivos liberais e outras tantas que o humilde escritor que vos dirige os pensamentos mal pode lembrar.

Seria uma forma de o passivo fugir do estereótipo de efeminado? Seria uma forma de todos fugirem da situação de irem para cama (pré) obrigados a agirem de determinada maneira? Ou estão todos com um nível de autoconhecimento bem elevado que não precisam experimentar mais nada?

Tantas denominações não nos faz correr o risco de cairmos num outro padrão: O de que tudo é permitido e somos obrigados fazer determinada coisa que não estamos muito “afim”, ou fazer concessões em nome de um rótulo que nós mesmos nos demos?

E se um homem perde todos os seus preconceitos, e ainda sim prefere ser ativo (pois é assim que descobriu sentir mais prazer)? Ele será sempre obrigado a “pegar”, “dominar” e “decidir” os rumos da relação sexual? Ser “alpha”? Sempre?

As PREFERÊNCIAS existem, formas como cada um sente mais prazer sexual e formas como cada um NÃO sente prazer sexual. Mas você já parou para pensar nos motivos que determinam as suas? Experiência, pressão cultural ou “eu ideal” (a forma como você gostaria de ser visto).

Não seria um pouco de tudo isso?

Conhecer-se a fundo (seus paradigmas, desejos, prazeres e desprazeres) é uma forma de poder usar seu equipamento (Você!) com mais acertividade em busca da felicidade e do prazer.

Enjoy!!!

Próximo tema: Drogas.

RP

37 comentários:

  1. Independente da preferência: ativo ou passivo, naum sei se tbm vê desta forma, mas há nichos na comunidade gay.
    Do tipo passivo só gosta de se confidenciar com outro passivo [amigos]...e ativo curte amizades com ativos.
    Seguindo este mesmo raciocínio barbies se misturam com barbies, bears com bears, mariconas com mariconas...enfim!
    Fala-se tanto em diversidade cultural, aceitação, orgulho, militância...mas dentro da própria comunidade há distinções de grupos e preconceitos com os "amigos", antecendendo o estereótipo de certo ou errado...acho uó!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal teu artigo Rapha.. adoreii!! Tema sempre polêmico e que com certeza confunde á todos!! Mandou muito bem e adorei o comentário do diego tb... concordo com vcs!! Bjao...

    ResponderExcluir
  3. Diego... mais uma vez, no caso que você descreveu (e na mina opinião) rola a busca pela identificação. Falar da sua vida com pessoas que vivem "o mesmo" que você é uma tentativa de ser mais facilmente entendido e aceito.

    ResponderExcluir
  4. Rapha
    Hoje estou numa correria só,mas dei uma passadinha correndo sobre os tópicos e seu jeitão de escrever.
    GOSTEI um bocado.

    Quero vir com calma,ler tudo e comentar devidamente.
    Por enquanto me coloquei de sua perseguidora (OPS seguidora rs)
    afagos

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma questão de identificação... Não sei como explicar... Lendo seu texto encontrei muitas respostas.

    ResponderExcluir
  6. "Panqueca"? Gostei! Deve ajudar a dar uma ridicularizada na pergunta, quando a fizerem. Mas o problema da identificação existe e é grave: ser humano não funciona se não rotular (a si e a outros). É uma pena, perde-se muitas experiências enriquecedoras porque "aquele não é da minha turma". Bão, é o que eu acho. :-)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do que eu li aqui. Gostei da abordagem. Acredito que um dos grandes problemas é o rótulo. Isso em qualquer area, mas entre os gays isso é mais forte: É barbie, bofe, bears, mariconas entre outros. E isso é um problema. O problema nao é ser gay, mas sim o que fazemos com isso. Então ser Ativo ou Passivo é um detalhe. O grande de tudo isso é o prazer. Abraços a todos

    ResponderExcluir
  8. e hoje em dia a tendência é a versatilidade.
    a tendência e a moda. Isso é bom, na minha opinião.
    Acredito no panquequismo! hehe

    ResponderExcluir
  9. Essa conversa de ativo e passivo é uma grande porcaria. Se o cara começa me perguntando isso eu já viro a cara e deixo falando sozinho. Gente que fica perdendo tempo com essas definições normalmente é ruim de cama. Ponto final. Hehehehe!!! Sexo precisa de entrosamento, de afinidade e de intensidade. Regras de conduto ficam melhor no futebol! Hugzz!!!! Ótimo post, man!

    ResponderExcluir
  10. Oba! Vou poder gastar toda a minha psicologia aqui. Como você mesmo disse, ser ativo e/ou passivo vai muito mais além do que comportar-se na cama. É algo muito mais amplo!

    Algo que vem sendo relacionado até mesmo com questões hormonais, eu como não gosto dessa noção puramente biológica, prefiro acreditar que esteja mais relacionado com questões psicossociais.

    Essas noções acabam se tornando tão arraigadas que a gente tem até a impressão que já nasceu ativo ou passivo. Sempre quando alguém vem dúvida eu sugiro que a pessoa experimente. Quando somos crianças não fazemos isso constantemente?

    É aquela frasezinha de mãe: "Como você sabe que não gosta de repolho, se nunca comeu?". Substitua repolho por... Deixa para lá, você já entendeu rs

    É fato que algumas pessoas sentem mais prazer sendo ativas, enquanto outras preferem muito mais serem passivas. E claro que isso acaba sendo levado para fora do "quarto".

    Não há uma obrigatoriedade que o ativo seja o "homem" da relação e que o passivo seja o que adore discutir essa relação. Mas, as pessoas adotam esse papel. Acaba sendo mais uma de nossas representações.

    Somos constituídos pela nossa cultura e acabamos reproduzindo modelos. Tudo é construído, não é natural, por exemplo, que o ativo seja o que pague o motel. Mas, a gente acaba naturalizando isso e se basea no modelinho "o homem paga o motel para a mulher, isso é ser cavalheiro".

    Entretanto, há coisas que nós não escolhemos. Que já nascemos e, dentre esses aspectos inatos, eu acredito que esteja a homossexualidade em si. Agora, que rumo tomar com isso, o que fazer com isso, vai depender de nosso ambiente, de como fomos criados e de nossas crenças, pensamentos sobre a questão.

    Uma vez eu li um artigo (juro que tentei reencontrá-lo) que falava que o nível hormonal de testosterona era justamente o responsável por essa "graduação", onde em um extremo estaria o 100% ativo e, no outro, o 100% passivo.

    Mas, questões sócio-históricas também estão envolvidas, sobretudo quanto à diminuição do preconceito e da ampliação da causa gay, que nos possibilita experimentar o diferente e não agir de acordo com um referencial de ser gay a partir da visão dos heterossexuais.

    Enfim, eu poderia passar horas falando sobre isso. Em hipótese alguma eu estou defendendo essa interpretação como a única possível. Assim como na vida, na Psicologia, há diferentes maneiras de olhar um mesmo fenômeno.

    Aliás, adorei a maneira como você abordou essa questão. Continue postando! Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Deixando o ser psicólogo de lado, eu, particularmente, acredito que isso não deva existir. São papéis impostos que a gente pode muito bem romper. Tudo depende da situação, do outro cara. Fazer o que se tem vontade e não querer agir a partir de um esteriótipo que acaba sendo defendido como ideal.

    Relaxa e goza. Troque! Experimente o novo e não queira sair surtando por aí rs

    RP, já ativei (ui!), como pedido, os seguidores no meu blog ;) Que bom que voltou, leu tudo e ainda gostou. Vou te falar que o moço do meu post nem é gostoso, viu? Eu que ando pouco exigente hahaha

    Olha, o seu CV pode ser mandado para o meu blog mesmo, em forma de comentários, no mínimo semanais UHAuha

    Abraços e boa tarde!

    ResponderExcluir
  12. Olha... até hoje só fui ativo... e não pretendo mudar... aí você pode me dizer... mas como vc sabe que não gosta se ainda não provou?... simples... não gosto...

    Mas confesso que muitas vezes já tive vontade de experimentar exatamente porque hoje... todo mundo se denomina versátil... e quem tem uma posição definida... acaba ficando de lado porque... as pessoas acham então que todos devem ser versáteis...

    Não sigo esse padrão de que sou ativo pra afirmar minha masculinidade... até porque convivo muito com mulheres... e de vez em quando dou uma deslizada em conversas mais descontraídas...

    Meus ameegos de trabalho que sabem que sou gay... devem pensar que sou passivo... pelas minhas atitudes... mas não...

    Então... não sei se provarei ou não... mas me sinto pressionado a seguir essa nova "regrinha"...

    ***

    ResponderExcluir
  13. Felizes são aqueles q não se deixam rotular e fazem aquilo q tem vontade com quem tem vontade, sem se preocupar com a imagem q vão passar, muito menos com q o outro possa pensar. Já foi dito aqui e repito, o importante é o prazer, o resto? o resto cada um sabe de si e não cabe nenhuma outra pessoa julgar. É difícil? infelizmente, sim.

    ResponderExcluir
  14. Engraçado que muitos aceitam o rotulo de tal forma que nem pensam em mudar sua atitude. Sai com pessoas que por + que tivessem tudo para serem felizes versatilmente, insistia em um único caminho.

    Creio que deve-se amar da melhor forma possível e sim ter as preferencias qto ao prazer, uns sentem dor outros preferem a dor e assim vai... mas nunca c rotular.

    Assim como é o rotulo basico dos sites de sexo... procuro namorado, mas não afeminado, e vai ver o cara é mais mulher q minha mae...rs

    bjs do lico

    ResponderExcluir
  15. Queridooooo!!! Excelente final de semana pra ti!!! Hugzzzz!!!!

    ResponderExcluir
  16. Psicologia do Consumidor deve ser uma área super interessante. Quanto a sua próxima posição de trabalho, toda a sorte do mundo. Que as coisas saiam exatamente como você vem esperando!

    Pode deixar que voltarei sempre. Adoro as suas postagens e os seus comentários em blogs alheios. ÓTIMO FDS!

    ResponderExcluir
  17. Concordo super com o bloggeiro, aliás adorei o blog e o post... O fato é que sexo, infelizmente, acaba não sendo apenas um ato de prazer, gesto de carinho, ou qualquer coisa que reduza ele ao ato em si. Ele nos coloca num lugar social, n fosse assim o fato de ser gay ou hetero não faria a mínima diferença... Que diferença faria se vc levasse um homem ou uma mulher pra cama se estivéssemos falando apenas de um ato de prazer??? As pessoas ligam sexo a caráter , postura, valores, ideais, ligam a tudo e ai fazem essa zona com aquilo que deveria ser tão simples e natural.

    ResponderExcluir
  18. Acho tão boba essa questão de rótulos...quando alguém pergunta, dou uma de francês e respondo je suis flexible"...hohoho

    Beijos do Alex

    ResponderExcluir
  19. Adorei seu comentario.... Apesar de.... Bem, qdo vc ler meu próximo post vai entender meu "apesar de..."... Rs... Tudo brincadeira, hein... Por favor.. rsss... Mas vim aki comentar o que vc falou sobre as siglas... Sabe que eu tb pensei nisso???? Qdo li esse ILGA fikei me perguntando: O que diabos é intersexuais, gente??? O povo inventa.... Mas enfim, muito nome pro que a gente já sabe bem...

    ResponderExcluir
  20. Sinceramente... acho que quando encontramos alguém com quem nos indentificamos de verdade, todas essas questões ficam tão insignificantes...

    Óbvio que todos temos preferências e gostos, mas não acredito qeu isso seja pré-requisito para algum relacionamento... essa e várias outras questões que são impostas.. Fecho com os comentários do Alpha.

    Então... eu ando meio sumido esses tempos, estou trabalhando com umas coisas que tem me tomado tempo e sossego... e dai complica tudo. MAs sempre tenho dado uma olhada por aqui e fico feliz que passe pela estrada de tijolos amarelos. Volte sempre!

    Se você usar MSN, podemos tentar bater papo qualquer dia desses... dá um toque! Abração e boa semana!

    ResponderExcluir
  21. Acho que esse assunto merece muita atençao. É muito importante sim.
    And by the way it was so sweet... right? It's so good to be loved like that. And loving back is just like heaven...
    Hugs....Jason

    ResponderExcluir
  22. Putz, e eu disfarçando sobre o que seria o tal leite quente (Bichinho não gosta que eu exponha intimidades), mas vc acertou na lata, hehe... :-)

    E que imaginação fértil! Que ficou pensando sobre a paçoca no teclado, hein? :-)

    ResponderExcluir
  23. Mas que moleza é essa??? Atualizações, pleaseeee!!! Enquanto vc não posta, me divirto com seu Orkut. Que por sinal, é uma delícia, seu delícia. Hahahahaha!!!
    Hugzz!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Pessoa eu adorei seu blog
    bem eu sou versatil
    rs
    um ativo versatil que nao gosto de fazer o resto... mas sei la... vai q no dia to inspirado rs
    enfim... detesto rotulo ...

    moço adorei o blog
    nao vejo a hora do proximo post
    bjs
    e rola um msn basico?

    ResponderExcluir
  26. Bem...
    Falar do que não entendo seria no minimo desrespeitoso
    Entendo de mim e a forma como SINTO as coisas,rotular limita.

    Gosto de gente
    ativos,passivos gays, bi e heteros.GENTE (assim mesmo com todas as letras em maiusculo)que se permitem viver seus prazeres,suas fantasias sem limitar-se .

    Meu carinho

    De

    e gosto de vc

    ResponderExcluir
  27. OLHA ... SOU EXPERIÊNCIA VIVA DQ JÁ PASSEI PELOS DOIS LADOS... SÉRIO... E POSSO TE DIZER QUE ESCOLHI O MEU PREFERIDO... (NÃO VOU DIZER QUAL É PQ SOU "MENINO MOÇO" E ISSO SÓ É DA MINHA COTNA... E DA DO PEDRINHO, PAULINHO, JOÃOZINHO... UF... ABAFA!!!) MAS... VOLTANDO (TENTANDO NÃO TER DEVANEIOS)... EU FIZ MINHA ESCOLHA DEPOS DE PROVAR OS DOIS... NÃO QUE SEJÁ UMA ESCOLHA PRO RESTO DA VIDA... NÃO... LONGE DE MIM... SE ROLAR A VONTADE DE PROVAR NOVAMENTE... NÃO TENHO NENHUMA ENCANAÇÃO QUANTO A ISSO... ÓTIMO TEMA!!!!! PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  28. e blá blá blá
    e blá blá blá
    e blá blá blá
    Malditos rótulos.. e eu fico como se não curto anal?
    E uns dirão mas como não curte anal?
    E faz o quê?
    Bem deixa prá lá...

    PS. Parabéns pela postagem!

    dscoliveira2008@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Bom, essa história de que todo mundo tem que fazer tudo me lembra outros assuntos, como a ditadura da beleza, como se todo mundo tivesse que ser lindo, malhado, gostosão, para ser aceito no próprio meio. Essa bandeira que estão levantando em nome dos versáteis, não existe. É tudo passivo, que banca o ativo, na esperança de acabar na história como passivo. Sou passivo e ponto final. Me assuta o tipo de relacionamento tipo "hoje eu como e amanhã você come"! Credo, tô fora. Passivo comigo não tem vez, simplesmente "não cola", não tem química.
    Eu gosto é de homem, outra bicha do meu lado, tô fora mesmo. Parece radical? Pode ser, mas que 99,9% dos chamados versáteis preferem primeiro ficar de 4, isso é verdade! Duvida? Então pergunte ao versátil o que ele quer fazer primeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo. Sou passivo e ponto final... E adoro essa funcao.

      Excluir
  30. Parece que já comentaram muito do que eu já tentei refletir sobre o tema.

    Então darei um depoimento:

    Eu cheguei e disse: não sou 100% passivo. Isso é um problema?

    Ele respondeu que não faz. Quando eu comentei sobre essa "prisão social" abordada por muitos de vocês aqui, ele resolvei "explicar", dizendo que aos 15 o fizeram de passivo e isso ficou marcado. Bom, a sexualidade dele já tava definida, ele sabia o que queria... Como posso julgar até onde nessa história o que rolou não foi medo, insegurança, sei lá o que mais, quando o outro já tava em cima?

    É só uma hipótese, hein? Ele mesmo não foi muito categórico ao contar o ocorrido, mas deixa pra lá.

    O que eu fiquei pensando foi o seguinte: se a imagem que ele tem foi traumática e por isso não consegue ser passivo, como consegue ser ATIVO, ou seja, como consegue REPETIR a mesma ação do suposto "agressor" e levar isso numa boa?

    Ps. Há alguns anos, quando ele se relacionou bastante tempo com outro cara, ele disse que conseguiu ser passivo.

    Por que comigo não?

    ResponderExcluir
  31. eu sou gay e ninca dei meu cu q que eu faço?

    ResponderExcluir
  32. adorei o blog mt massa

    ResponderExcluir
  33. CARAMBA!! QUE GENTE FALSA, TODO MUNDO SABE QUE GAROTOS QUE USAM BRINCO SÃO VIADOS LIBERAIS.

    GAROTO DE BRINCO: ENRUSTIDO / ENCUBADO / CAMUFLADO / CHOCOLATE ???

    PRIMEIRO VEM O BRINQUINHO / DEPOIS FAZER UMA TATUAGEM / DEPOIS UM CORTE ESTILO MOICANO OU CHIC INDIE OU REPICADO ASSIMETRICO / DEPOIS DEPILAÇÃO / DEPOIS USAR CALÇA SKINNY / DEPOIS DAR O CUUUUUUU .... (Não necessariamente nesta ordem !!!)

    http://www.youtube.com/watch?v=aNLgsamBfh4

    ResponderExcluir
  34. Não entendo vcs... Kda um é o quer ser e pronto! Eu sou 100% ativo pq sei do que gosto e oq me da prazer, agora pq ta na moda ser versatil tenho q me enquadrar nesse estereotipo so pra satisfazer a sociedade gay e meu prazer onde fica? Pq confesso que sou louco por cu...

    ResponderExcluir
  35. Não entendo vcs... Kda um é o quer ser e pronto! Eu sou 100% ativo pq sei do que gosto e oq me da prazer, agora pq ta na moda ser versatil tenho q me enquadrar nesse estereotipo so pra satisfazer a sociedade gay e meu prazer onde fica? Pq confesso que sou louco por cu...

    ResponderExcluir