quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Bem e o Mal.

"Muita luz é como muita sombra: não deixa ver."
Carlos Castañeda

A irreverência da juventude não está exatamente no puro desejo de subverter as regras estabelecidas, mas em assumir uma nova atitude à medida que começa a não aceitar mais as relações de associação entre sexo e perversão, poder e opressão, força e destruição, diversão e pecado, castidade e pureza, pobreza e virtude, submissão e respeito.
Isto se reflete num contínuo questionamento das atitudes e comportamentos que analisam os fatos e escolhas, classificando-as em dois extremos: bem e mal, lindo e feio, claro e escuro. Em contrapartida a estas visões polarizantes, existe uma tendência ao reconhecimento de que as coisas não são boas ou más, mas uma contínua mistura de ambos os aspectos, em todas as possíveis combinações.

Seria essa a estrada para o fim dos preconceitos? Esse pensamento é válido para cidades pequenas?

Acredito na idéia de que o bem e o mal convivem em cada um de nós, contemplando a dualidade da personalidade moderna do homem, que não tem vergonha de demonstrar seus desejos e emoções.

E você, como avalia esta questão?
Será que temos como definir em qual dos dois lados nós estamos?


Assim como o homem só tem a noção da beleza conhecendo o feio, a existência dos opostos implica em conceitos correlativos, ou seja, somente conhecido um é que se revela o outro: o fácil e o difícil, o longo e o curto, o alto e o baixo.
E bem ou mal, através de alguns cliques, a internet permite ao homem de qualquer lugar do planeta conhecer os aspectos culturais e os códigos morais de vários povos e suas polarizações, quebrando as barreiras de sua própria crença.
Diante dessa diversidade e vivendo novas realidades, os jovens estão construindo seus valores. Em contato com uma nova carga de informação, eles encontram a possibilidade de entender melhor a coexistência dessas duas forças opostas que buscam o equilíbrio.
Daí se forma um certo clima para que este milênio seja marcado por uma nova era de coexistência. Sem aquela busca incessante pelas características perfeitas, talvez seja possível viver melhor e, quem sabe, compreender e aceitar tanto seus êxitos quanto seus fracassos, seus medos e seus desejos obscuros. Descobrir seus dois lados, olhar-se profundamente, permitindo-se ser um pouco mais autêntico.

Quem aceita este desafio?

"A Prudência é uma rica, feia e velha donzela cortejada pela Impotência."
William Blake

RP
__________
Denise: “My gift is my song (or "post")... and this one’s for you….” - http://www.youtube.com/watch?v=ntO9HzTZ5RE

20 comentários:

  1. Eu já li o Flavio Gikovate dizendo que o negócio do "ficar" foi a melhor invenção da juventude moderna, porque afasta vários dos medos e frustração. Também noto que muitos jovens estão perdendo o medo de experimentar "ficar" com o mesmo sexo, pra ver o que rola. A esperança está aí. E não duvido que o preconceito tenha caído por completo daqui uns 80 anos.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo... faz muitooooooooooooooooooo tempo que entendi-aceitei-assimilei a maldição da dualidade. Ainda mais num geminiano. Sou totalmente duplo. Aliás, somos múltiplos. E não vejo pecado nenhum nisso. Aliás, crime mesmo é passar a vida toda insistindo num único personagem... hehe!!!!
    E achei deveras interessante sua pesquisa sobre polução... estás quase graduado, hein? Talvez te falte apenas uma pesquisa de campo... uma observação atenta aos hábitos dos homens vítimas dessa fartura-seminal... Sou a favor do acadêmico - sempre!!! Então: tamos aí... hahahahahahaha!!!!
    Hugzzzz!!!!

    ResponderExcluir
  3. Há pessoas e PESSOAS .

    RP é uma PESSOA e das GRANDES,quanto falo grande me refiro aquelas pessoas que cresceram por dentro.
    Grata pelo presente (me fez chorar no meio do trabalho SEU BESSSSSSSSSSTA)

    Acho que minha geração não aprendeu a ter flexibilidade,eu me pego MUITAS vezes tentando negar essas todas(os)que existem em mim.
    São tantas né RP....... vc viu como teimo ,nego,empaco,admito,nego de novo,em uma ansia pelo cômodo e conhecido,dividida entre o gostar dessa pluralidade em mim e nega-la ,justamente pela falta de flexibilidade inerente na minha geração .
    MAS...(graças que sempre existir o "mas")como nunca fui de me adequar a esterótipos e regras,até porque nunca gostei de como muitos de minha geração resolveram viver a vida.

    Dou um VIVA a pluralidade ,a soma,a dupla,a mistura a diversidade e a VIVA repleta de NOITES E DIAS.

    Gosto de você viu menino!

    De

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto...
    A gente é tão bombardeado pelas midias por figuras polares, né??? Vilões.. Mocinhos... Acho que no momento em que a ficha cai e vc para pra pensar que pessoas boas podem em algum momento serem más.... Ou que mesmo a melhor das criaturas, aquele em que vc se espelha, admira, quase q idolatra.. Pode em algum momento ser pekeno.. Mesquinho... Errar... Errar feio.. com ou sem dolo.. Errar...
    Não é fácil... Não mesmo, exige ver o mundo além do que ele aparenta.

    ResponderExcluir
  5. Achei essa frase e creio que tem muito haver com a postagem e como estou toda toda com o presente vim correndo aqui contar dela (rs).

    "como é ímpar a postura que ostentam sem perceber, sobretudo por não o perceberem"

    (do livro: Resistência)

    ResponderExcluir
  6. Até pouco tempo atrás vivia meu mundo de garoto pacato e de obediência à família. Mas foi como vc citou...o turbilhão de informações diárias faz com que mais e mais dê a vontade de experimentar [sou curioso], de ultrapassar obstáculos e conhecer o proibido, de se iludir e de iludir o próximo, como uma brincadeira, o jogo da sedução e o infinito se tornou meu objetivo.

    Quero estar em todo lugar ao mesmo tempo e assim assumir várias facetas, se é que me entende...sou bipolar, ou melhor multipolar em que num único dia vivo todas as estações do ano.

    PS* Te add no orkut!!

    Abraços e boa sexta!

    ResponderExcluir
  7. RP, eu vou te matar... Que filme é aquele? Nossa, nunca chorei tanto na minha vida. Me identifiquei com tantas partes... Acabei de assistir agora, não estou em condições ainda de fazer um texto coerente rs Desculpa! Obrigado pela indicação... Bobby foi sensacional

    ResponderExcluir
  8. Há um bom tempo atrás eu sempre acabava tendo sempre uma opinião fixa sobre as coisas. Mas com o tempo fui vendo que não é bem por ai, é sempre bom ver os dois lados da moeda, e sempre tentar buscar o equilíbrio, em qualquer que seja a situação.
    Abração e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Uma amiga indicou seu blog, tenho um também, mas mais pessoal, eu diria, e não que o seu seja impessoal, mas que o meu, expõe bastante a minha pessoa... Risos...

    Gostei do post, essa coisa de ser tantos resultou num tipo de conto que escrevi há uns meses... Sempre fui criticado por não acreditar na santidade plena de seres-comedores-de-arroz-e-feijão e nem na absoluta ruindade de 'cerezumanus' que seja, como Hitler...

    Podemos sim ser muitos, e na maioria das vezes, somos vários, muitos - e para conseguirmos e continuarmos sendo nós mesmos, na nossa essência genuína.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Menino... cadê as atualizações, hein? Hehehehe!!! E aquele msn lá? É quente como vc? Ou só despiste?!? Hehehehe!!! Hugzzz!!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom... Essa dualidade sempre nos permeia. E o grande segredo de sermos nós mesmos, é o que ainda precisamos aprender. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Ei.............sumiu,escafedeu-se......ta escondido.

    ONDE CE TA Q NUM ATUALIZA ISSO AQUI?(gritos desesperados)

    O bestaldo...definir-me naquele caso lá no blog ,tá mais pra marketing e propaganda,pra ver se saio do ostracismo e tiro as teias bobo.

    (falando sério)

    Não são definições e sim gostos,que podem mudar.....definir-me seria limitar-me e sei bem q isso seria uma prissão para quem sonha tanto.

    adorei o comentário.......gosto de uns tabefes vez ou outra rsrsrsrs
    tem meu carinho e tu sabe ...

    De

    ResponderExcluir
  13. Assim que eu acessar o msn, add com certeza... Estou curioso pra saber do que vc é capaz... hehehehe!!! Hugzzz!!

    ResponderExcluir
  14. eu sempre tenho certeza e depois duvido de tudo.

    e a dualidade me faz um bem que ninguem consegue superar.

    bração!

    ResponderExcluir
  15. Escuta aqui seu ariano!!! Eu tenho msn... só não tenho muita paciência e tempo para ele. Sacou, baby? Hehehehe!!!! Ah... tô esperando já... hahahaha!!!!
    Hugzzz!!

    ResponderExcluir
  16. Hehehehehe!!!! Voto computado no Alencar... mas detalhe: ele é o 10. O 11 é outro cara. Falou! Valeu! Hugz!

    ResponderExcluir
  17. Minha primeira visita aqui - provavelmente de muitas outras, como não vim aqui antes God? - adorei os textos!

    Então, essa carga de informação extra é boa e ruim.

    Boa, porque é um alento ao conhecimento sem sombra de dúvidas.

    Má, porque necessita de uma mente trabalhada para receber tal grau de informações, o que não vem acontecendo hoje, gerando uma série de especialistas que acham que sabem, e de pessoas que assimilam uma série de informações, sem raciocinar sobre elas antes!

    Parabens e beijo!

    ResponderExcluir
  18. Fala Rapaz.. como você está?!
    Grande abraço para você!

    ResponderExcluir
  19. Hum. Thanks. Que bom que gostou.

    Concordo com você, o barro e o divino andam lado a lado. Mas... nunca conheci alguém 100% divino... já por outro lado....

    Confuso isso, se parado para pensar com calma, é até meio dificil achar o ponto de equilibrio.


    até mais..

    ResponderExcluir